Trabalho, Previdência e Assistência

Conceito de família envolve a possibilidade de procriação, diz consultor

10/11/2011 - 11:23  

O consultor da Câmara e advogado Francisco Lúcio Pereira Filho afirmou há pouco que a Comissão de Seguridade Social e Família deve refletir sobre qual é o conceito de família que quer estabelecer ao analisar o Projeto de Lei 6297/05. A proposta permite a inclusão como dependente, para fins previdenciários, de companheiro ou companheira homossexual dos segurados do INSS. A comissão promove, nesta manhã, audiência pública para debater a matéria.“É preciso analisar se o relacionamento sexual tem os mesmos atributos da família, que legitimam a concessão do benefício previdenciário", disse. Para ele, o conceito de família envolve a possibilidade de procriação.

Na visão do advogado, aprovar o projeto de lei poderia gerar discriminação para pessoas que também mantêm relação estável de afeto e convívio permanente, mas não fazem sexo entre si, como irmãs solteiras ou filhas celibatárias com pais viúvos. Segundo o consultor, se o princípio de igualdade é evocado pelos homossexuais, também poderá ser evocado por essas pessoas. “Mas a inclusão de todas essas pessoas na Previdência poderia gerar custos muito grandes para a sociedade”, disse.

Para o consultor, os militantes da causa homossexual estão conseguindo direitos sem existirem leis que os fundamente. Ele afirmou ainda que aprovar o projeto de lei pode “afetar a sustentabilidade da sociedade brasileira em financiar o seu sistema previdenciário”.

A audiência acontece no Plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Lara Haje
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.