Trabalho, Previdência e Assistência

Conselho de Enfermagem critica lobby de donos de hospitais

03/05/2011 - 11:33  

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, disse há pouco que o lobby dos donos de hospitais privados emperra a votação da proposta de redução, de 40 para 30 horas, da carga semanal de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (PL 2295/00). A proposta está pronta para a pauta do Plenário desde 2009.

Silva participa do Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde, um evento organizado pela Comissão de Legislação Participativa a partir de sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. “Por sermos uma categoria muito numerosa, ao invés de sermos valorizados, acabamos sendo tratados como uma categoria de segunda”, afirmou.

Ele cita como exemplo dessa discriminação o caso dos assistentes sociais, que tiveram a redução de sua jornada de trabalho aprovada em apenas dois anos (Lei 12.317/10).

De acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, citados pelo enfermeiro, o setor privado é responsável pela maior parte dos gastos em saúde no Brasil (53%). Para Silva, isso demonstra a força do lobby desse setor e também o desrespeito à Constituição, pela qual a saúde privada deveria ser apenas complementar à pública.

O evento ocorre no auditório Nereu Ramos.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.