Segurança

Fiscalização pedirá informações sobre uso de avião da FAB

25/11/2009 - 19:52  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai pedir ao Ministério da Defesa informações sobre a utilização de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagem do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o filho do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luiz Lula da Silva; e mais 15 acompanhantes. O requerimento, de autoria do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), também pede a lista de passageiros do voo, que foi realizado dia 9 de outubro.

Matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo informou que o avião da FAB chegava a Brasília quando teve de retornar a São Paulo para obedecer uma solicitação de transporte do presidente do BC, além de buscar Fábio Luiz e convidados. Ainda de acordo o jornal, Henrique Meirelles disse que não sabia que levaria o filho do presidente.

Originalmente, o texto do deputado convocava o ministro da Defesa, Nelson Jobim; e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix, para esclarecerem uma "possível utilização indevida de aeronave”.

A comissão ponderou, no entanto, que, devido à proximidade do recesso parlamentar, o melhor seria solicitar as informações, por escrito, ao Ministério da Defesa e à FAB. De acordo com o artigo 50, parágrafo 2° da Constituição, o Ministério da Defesa tem até trinta dias para responder ao requerimento, importando a recusa em crime de responsabilidade.

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.