Saúde

Subcomissão sobre saúde do trabalhador discute denúncias contra siderúrgica

04/10/2011 - 09:23  

A subcomissão especial sobre saúde do trabalhador realiza hoje audiência pública para discutir riscos relacionados às atividades da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. A subcomissão, vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família, quer acompanhar os impactos na saúde dos trabalhadores da CSA e dos moradores da região onde se localiza a empresa.

O relator da subcomissão, deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), solicitou o debate após a imprensa ter divulgado que moradores de áreas próximas à CSA tiveram problemas respiratórios e doenças de pele possivelmente causados pela fuligem expelida pela siderúrgica.

“Um alerta sobre os perigos da poluição causada pela CSA já foi feito por pesquisadores da Fiocruz”, diz o deputado. Ele afirma que, segundo laudo da Fiocruz, há necessidade de um acompanhamento do impacto da CSA na saúde da população. A empresa, no entanto, nega que a fuligem seja tóxica.

Foram convidados para a audiência: o diretor jurídico da CSA, Pedro Teixeira; o diretor de Sustentabilidade da CSA, Luiz Cláudio Castro; o defensor público federal do Rio de Janeiro Daniel Pereira.

A audiência será realizada às 14h30, em local a definir.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.