Política e Administração Pública

PSDB pede afastamento do ministro das Cidades; PPS quer investigação

24/11/2011 - 18:24  

Brizza Cavalcante
Duarte Nogueira
Duarte Nogueira: "Esse é um fato gravíssimo e o ministro deve ser afastado".

O PSDB entrou nesta quinta-feira, no Ministério Público do Distrito Federal, com uma representação pedindo o afastamento do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e de integrantes da equipe da pasta responsável por uma suposta fraude relativa a obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014. Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, uma equipe do ministro atuou para fraudar documentos e aprovar o laudo de um novo projeto de infraestrutura em Cuiabá, uma das cidades-sede da Copa.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou que o projeto original previa a implantação, com investimentos de R$ 500 milhões, de um trânsito rápido por ônibus, “e a fraude transformou, de maneira burlada, este tipo de transporte em Veículo Leve Sobre Trilhos, aumentando o valor da obra para R$ 1,2 bilhão”.

Para Nogueira, esse é um fato gravíssimo e o partido entende que o Ministério Público deve acolher o pedido de abertura de ação civil pública e solicitar o imediato afastamento das pessoas nas áreas de tomada de decisão para cessar essas irregularidades imediatamente.

Investigação
Presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP) disse que o partido vai pedir investigação do caso por parte de órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da República.

"No caso do Ministério das Cidades, a coisa chega a ser escandalosa. Milhões de reais foram desperdiçados e nós do PPS não vamos assistir passivamente. Vamos cobrar que o Erário e a própria Administração Pública recuperem sua transparência, seriedade e decência.”

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, informou que o governo não vai se opor às investigações. Em sua avaliação, qualquer denúncia, antes de ser dada como verdade, deve ser investigada.

“Eu não tenho informação de que seja verdade o que saiu nos jornais, não que os jornais mintam, mas eles divulgam o que recebem. Não quer dizer que é verdade. O governo não tolera o malfeito e não vamos coibir nenhum processo de investigação”, disse o parlamentar.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição – Maria Clarice Dias

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.