Política e Administração Pública

Veja o perfil de Eduardo Gomes

01/02/2011 - 14:11  

Gilberto Nascimento
Eduardo Gomes está em seu terceiro mandato na Câmara.

Empresário e funcionário público, Eduardo Gomes (PSDB-TO), 44 anos, nasceu em Sergipe, mas construiu sua vida política em Tocantins. Aos 20 anos de idade, foi secretário da Educação de Xambioá e aos 22, secretário de Cultura de Araguaína.

Em 1995 filiou-se ao antigo PPB (atual PP), pelo qual elegeu-se vereador de Palmas no ano seguinte. Em 1997 transferiu-se para o PSB e chegou a presidente do diretório regional da sigla. Já no PSDB, reelegeu-se vereador em 2000 e, dois anos depois, foi eleito deputado federal pela primeira vez.

Está em seu terceiro mandato na Câmara, onde foi vice-líder do PSDB e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Gomes também ocupou a vice-presidência das comissões de Minas e Energia; e de Legislação Participativa. Entre 2005 e 2007, foi 3º secretário da Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). da Casa.

Da Redação/ PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.