Meio ambiente e energia

Rio+20: Subcomissão entrega documento sobre educação ambiental

19/06/2012 - 22:30  

A Subcomissão Especial a Rio+20, ligada à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, entregou nesta terça-feira (19), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, um documento com 10 metas para o desenvolvimento sustentável na área de educação ambiental.

De acordo com o documento, a educação ambiental deve permear todos os campos do conhecimento, pois a escola é um espaço privilegiado de reflexão e formação de pensamento crítico.

O texto, que foi relatado pelo deputado Luiz Noé (PSB-RS), sugere que as metas possam ser aplicadas em escala global nos programas de educação e capacitação ambiental e desenvolvidos no âmbito dos sistemas de ensino, das escolas formais e não formais, das redes públicas e particulares, dos órgãos públicos, da iniciativa privada, das organizações não-governamentais e da sociedade civil.

Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Newton Lima (PT-SP), esses tópicos da agenda contemporânea vêm tendo larga inserção nos currículos escolares, sobretudo mediante uma abordagem transversal e contextualizada: “Essas metas vêm ao encontro das discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011/2020 (PL 8035/10, do Executivo) no Congresso Nacional, cujo capítulo das questões ligadas ao meio ambiente está sendo amplamente debatido,” disse o parlamentar.

Segundo o presidente da subcomissão, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o relatório é resultado de um processo de discussão iniciado no Seminário Educação e Meio Ambiente - Uma contribuição para a Rio+20, que reuniu especialistas e renomados pesquisadores da área da educação ambiental e da interdisciplinaridade.

O documento, de acordo com Uczai, vai além da institucionalização de uma nova disciplina no currículo escolar. "Educar para a sustentabilidade é educar para que tenhamos um outro mundo possível. É educar para encontrar nosso lugar na história, no universo. É fazer da educação um instrumento para a paz, para os direitos humanos, para a justiça social e para a diversidade cultural, contra o sexismo e o racismo. É educar para a consciência planetária”, destacou.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.