Meio ambiente e energia

Deputado alerta sobre retrocessos na legislação ambiental

07/06/2011 - 12:07  

O presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), disse que a comemoração do Dia do Meio Ambiente precisa servir como alerta para medidas de retrocesso que têm sido aprovadas pelo Congresso. "Exemplo disso é a recente aprovação do substitutivo que cria um novo Código Florestal aqui na Câmara, que é um retrocesso na questão da preservação ambiental e permite que as nossas florestas e os nossos biomas continuem sendo devastados", disse o deputado, durante sessão solene do Congresso.

Ele afirmou, no entanto, ter esperança de que os equívocos do texto sejam corrigidos no Senado.

Sarney Filho disse que, além da agenda verde, que envolve as florestas, é preciso dar mais atenção para outros temas, como a energia nuclear. "Recentemente aprovamos uma medida que incentiva a criação de novas usinas nucleares no Brasil", afirmou. "E isso vem exatamente no momento em que países desenvolvidos, como Alemanha e Suíça, vêm demonstrando interesse em reduzir o uso desse tipo de energia, sobretudo em razão dos acidentes ocorridos com as usinas no Japão", completou.

Sarney Filho destacou uma frase exposta por servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas galerias da Câmara que dizia "Dia do Meio Ambiente: comemorar o quê?”.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 535/2011

Íntegra da proposta