Meio ambiente e energia

Parlamentares promovem Conferência Internacional do Semiárido

Fortaleza será sede da 2ª edição do evento que discute clima, meio ambiente e sustentabilidade no Semiárido, de 16 a 20 de agosto.

10/08/2010 - 19:04  

A Representação Brasileira no Parlamento do MercosulPela Resolução nº1 de 2007 do Congresso Nacional, cabe à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul apreciar e emitir parecer a todas as matérias de interesse do Mercosul que venham a ser submetidas ao Congresso Nacional. No caso de mensagem presidencial, ela examinará a matéria quanto ao mérito e oferecerá o respectivo projeto de decreto legislativo. O texto do projeto será então analisado pelas comissões da Câmara e do Senado.   (Parlasul) e a Comissão Mista de Mudanças Climáticas promovem na próxima semana (de 16 a 20) a 2ª Conferência Internacional do Semiárido. O evento, que será realizado no Ceará, vai discutir clima e meio ambiente, impactos sociais, econômicos e ambientais, desenvolvimento sustentável, segurança humana, governança, equidade e justiça no contexto do semiárido, processos políticos e institucionais, entre outros temas.

O objetivo do evento é discutir ações e oportunidades e compartilhar experiências, além de avaliar as três convenções ambientais da Organização das Nações Unidas (ONU). Os parlamentares também querem definir recomendações e apoio a processos políticos locais, nacionais e globais para subsidiar a sociedade civil e gestores nas questões de sustentabilidade nas regiões áridas e semiáridas do planeta.

O evento deve reunir representantes de todos os países que possuem em seus territórios regiões áridas e semiáridas, além de representantes de universidades ou instituições de pesquisa com interesse no tema.

Estima-se a participação de 2 mil pessoas, entre cientistas, formadores de opinião, gestores de políticas públicas, sociedade civil e representantes de entidades internacionais.

Da Redação/ RCA
Com informações da Representação Brasileira no Parlasul

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.