Educação, cultura e esportes

Deputados retiram destaques para votar meta de financiamento do ensino

26/06/2012 - 15:56  

Seis deputados acabaram de retirar a maioria de seus destaques ao texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). O objetivo do grupo é garantir a votação dos destaques à meta 20 do plano, que trata do percentual do Produto Interno Bruto (PIB) a ser investido no setor até o final da década. O texto do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) prevê o investimento de 8% do PIB no setor, mas alguns parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil pedem pelo menos 10%.

Estes foram os deputados que retiraram parte de seus destaques que tratam das metas 1 a 19: Eduardo Barbosa (PSDB-MG); Rogério Marinho (PSDB-RN); Stepan Nercessian (PPS-RJ); Izalci (PR-DF); Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO); e Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS).

Marchezan Junior, contudo, lamentou a retirada dos destaques: “É uma pena que os parlamentares abram mão de suas posições e de seus conceitos de educação em favor somente dos 10%. São vários temas importantes que deveriam ser discutidos e aprimorados. Estamos atropelando nós mesmos”. Segundo ele, a estratégia é necessária para garantir a votação dos 10%.

Já o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) fez questão de manter seu destaque, que prevê a criação de um sistema nacional de gestão da educação. “Passamos por uma década do último PNE e vimos, com clareza, que uma das causas de seu descumprimento é a fraqueza dos sistemas de gestão” justificou.

A reunião da comissão especial que analisa o PNE ocorre no Plenário 8.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta