Educação, cultura e esportes

Projeto proíbe criança em espetáculo inadequado para a faixa etária

26/07/2011 - 09:01  

Leonardo Prado
Aureo
Aureo: classificação indicativa precisa ser respeitada.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 591/11, do deputado Aureo (PRTB-RJ), que proíbe crianças e adolescentes de ingressar em espetáculos públicos classificados como inadequados à sua faixa etária, mesmo quando acompanhados por pais ou responsáveis.

Atualmente, a Portaria 1.100/06, do Ministério da Justiça, permite que crianças e adolescentes entrem em filmes e espetáculos recomendados a uma faixa etária superior desde que acompanhados pelos pais ou terceiros expressamente autorizados. Essa permissão só vale nos casos em que a classificação do espetáculo seja inferior a 18 anos.

A proposta do deputado Aureo altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), que hoje determina apenas que nenhum espetáculo será apresentado sem o aviso prévio de sua classificação indicativa.

"Se a avaliação de conteúdo estabeleceu a idade para a qual a programação não é recomendada, é incoerente que o próprio Estado publique normas que tornem a classificação etária ineficaz", argumenta o autor do projeto.

Tramitação
A proposta está apensada ao PL 6815/10, que tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta