Direitos Humanos

Ong afirma que 265 moradores de rua foram mortos nos últimos seis meses

04/04/2012 - 17:45  

O representante do Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Rua na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Jacinto Mateus, afirmou há pouco que o Brasil vive um genocídio de moradores de rua. Segundo ele, nos últimos seis meses foram registrados 265 mortes no País, sendo que 190 foram sepultados como indigentes.

Ainda segundo o fórum, apenas nos primeiros três meses de 2012 teriam ocorrido 170 mortes, sendo boa parte delas por ações de grupos de extermínio. “Isso evidencia um verdadeiro processo de ‘higienização da sociedade’”, ironizou Jacinto Mateus.

Inquéritos
Um pouco antes, o responsável por políticas públicas destinadas à população de rua da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Welington Pantaleão, também destacou o quanto é alarmante o número de casos de violência contra moradores de rua no País. Ele citou dados do Centro Nacional de Direitos Humanos, de Belo Horizonte, que listou 165 homicídios de moradores de rua em 2011.

Pantaleão explicou que a secretaria desenvolve um trabalho junto às defensorias públicas no sentido de garantir o acompanhamento efetivo dos inquéritos policiais. Segundo ele, no entanto, ”geralmente esses inquéritos já nascem mortos”.

Reportagem - José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.