Direitos Humanos

Direitos Humanos debaterá os 32 anos da Lei de Anistia

26/08/2011 - 16:18  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará na quarta-feira (31) audiência pública para avaliar os 32 anos da promulgação da Lei de Anistia (6.683/79). A norma foi editada para reverter punições aos cidadãos brasileiros que, entre os anos de 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pelo regime militar.

A iniciativa do debate é da presidente da comissão, deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS). Ela lembra que a lei, promulgada em 28 de agosto de 1979 após forte campanha popular, continua motivando discussões no Congresso Nacional e na sociedade.

Entre outros direitos, a Lei de Anistia (e suas atualizações) garantiu o retorno dos exilados ao País, o restabelecimento de direitos políticos e a volta ao serviço de funcionários da administração pública excluídos de suas funções durante a ditadura militar.

A Lei 10.559/02 estendeu a anistia aos cidadãos que sofreram perseguição política entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Além de indenizações, avaliadas caso a caso, os beneficiados passaram a contar com a garantia de contagem - para fins de direitos trabalhistas - do tempo em que foram forçados a se manter afastados de suas atividades profissionais.

Convidado
Participará da reunião o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão. Esse colegiado é responsável por examinar os requerimentos de cidadãos que pleiteiam a anistia.

A audiência será realizada às 15h30, no Plenário 9.

Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.