Ciência, tecnologia e Comunicações

Prossegue encontro sobre divulgação de informações digitais em formato aberto

Especialistas de parlamentos da América Latina e do Caribe discutem formas de aperfeiçoar o uso da linguagem XML e de aumentar a oferta de dados abertos.

05/06/2012 - 08:36  

Prossegue hoje o encontro internacional "Parlamentos Conectados: Introdução ao XML Legislativo", promovido pela Câmara em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Nações Unidas.

O objetivo do encontro, iniciado ontem, é debater como os parlamentos podem aperfeiçoar o uso da linguagem XML – uma linguagem de marcação html que define regras para descrição de documentos. Criada pelo consórcio W3C, a linguagem é um padrão aberto, sem detenção de direitos, que permite a ampliação do acesso da sociedade às informações no formato de dados abertos.

Os debates envolvem temas como transparência e gestão da informação, considerados prioritários na pauta dos órgãos de governo que querem se comprometer com a divulgação abrangente e irrestrita de suas atividades.

A Câmara dos Deputados promove o encontro no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e Caribe (Ripalc), da qual é integrante desde 2011. No biênio 2011/2012, a entidade tem como secretário-executivo o diretor do Centro de Documentação e Informação, Adolfo Furtado.

O evento, que prossegue até amanhã, com a presença dos diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação de parlamentos de 17 países, é transmitido ao vivo pelo portal e-Democracia. Será possível enviar comentários e perguntas em inglês e em espanhol.

O encontro será realizado a partir das 9 horas, no Plenário 2.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.