Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputados reclamam de serviços de telefonia e de internet 3G

17/08/2011 - 14:02  

Diversos deputados reclamaram hoje dos serviços de telefonia celular e de internet móvel (3G) prestados no País, durante audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que solicitou a audiência, afirmou que as promoções das empresas de telefonia celular não correspondem à conta recebida pelo consumidor. “As empresas deveriam deixar mais claro os valores”, disse.

O parlamentar também reclamou das cláusulas de fidelização contidas nos contratos das empresas. “O consumidor muitas vezes não fica satisfeito com o serviço, mas muitas vezes continua com a operadora porque não pode pagar a alta multa de rescisão do contrato”, afirmou.

A advogada do Idec, Veridiana Alimonti, respondeu que, no caso de insatisfação com o serviço, o consumidor pode cancelar os serviços sem custos, mesmo fidelizado.

Validade
Hugo Motta reclamou também dos prazos estabelecidos para uso dos créditos do celular pré-pago. Para ele, é “absurdo” que exista prazo para o uso. O deputado também disse que o serviço 3G muitas vezes não funciona. “Essa tecnologia tem que ser rápida e efetiva”, destacou.

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy, atribui o problema ao congestionamento das redes em alguns locais.

Além disso, Motta reclamou dos serviços de atendimento ao consumidor oferecidos por telefone pelas operadoras, que seria demorado e não efetivo. Ele sugeriu a criação de grupo de trabalho na comissão para acompanhar melhorias feitas pelas operadoras na qualidade dos serviços.

Preços
O deputado Júlio Campos (DEM-MT), outro dos autores do requerimento de realização da audiência, disse que o serviço de telefonia celular ainda é um dos mais caros do mundo e questionou quando o serviço vai efetivamente melhorar.

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy, afirmou que o preço caiu, mas que os impostos pagos pelo setor são muito elevados. “Em média, 43% do valor dos serviços referem-se a impostos”, informou.

Os deputados Aureo (PRTB-RJ) e Salvador Zimbaldi (PDT-SP), por sua vez, criticaram o fato de apenas um executivo representar todas as operadoras, impedindo que os problemas fossem discutidos com profundidade na audiência. “As operadoras não têm respeito pelo brasileiro”, disse Aureo.

Por fim, o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) contestou informação dada pelo representante das empresas, durante a audiência, de que o número de reclamações relativas aos serviços de telefonia estaria caindo. “As reclamações não estão diminuindo. É o consumidor que está desistindo de reclamar, porque não adianta”, disse.

A audiência prossegue no Plenário 13.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.