Cidades e transportes

Audiência discutirá prevenção a desastres naturais em Santa Catarina

05/10/2011 - 09:48  

Governo de Santa Catarina
Cidade de Rio do Sul (SC) atingida por enchentes em setembro 2011
Rio do Sul: calamidade pública por causa das inundações.

A Comissão Especial sobre Medidas Preventivas diante de Catástrofes Climáticas realiza nesta tarde audiência pública para discutir medidas de prevenção a desastres naturais e ações de defesa civil em Santa Catarina. No mês passado, por causa das fortes chuvas que atingiram o estado, dez cidades decretaram situação de emergência e uma de calamidade pública. Em 2008, mais de 100 pessoas morreram no estado em decorrência de chuvas e enchentes, a maioria delas atingida por deslizamentos de terra.

A audiência de hoje foi solicitada pela deputada Luci Choinacki (PT-SC) e pelos deputados Jorginho Mello (PSDB-SC) e Onofre Santo Agostini (DEM-SC). “Se não podemos deter a força da natureza, podemos ao menos nos prevenir para que, na iminência de um desastre, a população saiba como se defender”, disse Melo.

Foram convidados para o debate:
- o tenente-coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina;
- o secretário-adjunto de Defesa de Santa Catarina, major da PM Márcio Luiz Alves;
- o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Edson Pereira Lima.

A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 16.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.