Agropecuária

Deputado pede que Plano Safra beneficie pequenos agricultores

05/06/2012 - 15:36  

Foi aberta há pouco a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para debater o Plano Safra 2012/2013, que será lançado em julho.

O autor do requerimento da audiência, deputado Zé Silva (PDT-MG), apresentou aos representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller e Caio da Rocha, respectivamente, algumas sugestões para beneficiar os pequenos agricultores.

Zé Silva solicitou que a data do pagamento dos financiamentos de custeio não coincida com a data da colheita da safra, pois, neste período, os preços dos produtos estão mais baixos.

O deputado também destacou que, na época das chuvas, as estradas do interior ficam intransitáveis. "O produtor não tem como escoar sua produção", disse, ao pedir que o Ministério da Agricultura atue junto às diversas esferas do governo para melhorar a situação das estradas vicinais.

Zé Silva também defendeu que o governo promova meios para garantir que os agricultores façam a correção do solo antes de usar fertilizantes. "A melhor maneira de se jogar dinheiro fora é usar fertilizante sem fazer a correção do solo", afirmou.

A audiência ocorre no Plenário 11.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.