Política e Administração Pública

Projeto quer evitar destruição do patrimônio na sucessão de governo

04/08/2009 - 14:29  

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 464/09, que obriga o presidente da República, o governador estadual e o prefeito municipal a entregar relatório de transição ao respectivo sucessor, ao fim de seus mandatos. A proposta altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

Domingos Dutra quer evitar que o gestor público, principalmente quando perde a eleição, deixe o governo em situação de "terra arrasada" para o seu sucessor. Segundo o deputado, é comum o novo governante assumir enfrentando problemas como:
- dívidas que impedem o recebimento de recursos e a assinatura de convênios e contratos;
- falta de documentação contábil e administrativa;
- destruição do patrimônio público;
- obras inacabadas;
- folhas salariais em atraso;
- serviços públicos paralisados; e
- emissão de cheques nos últimos dias de gestão, entre outros atos prejudiciais à sociedade, em especial à população mais carente.

Responsabilização
O projeto estabelece uma série de procedimentos e obrigações que o governante deverá observar no período que vai da proclamação do resultado eleitoral à posse do sucessor, sob pena de responsabilização criminal, civil, administrativa e política. Tais procedimentos e obrigações deverão estar todos especificados no relatório da transição.

Segundo Domingos Dutra, a política da "terra arrasada", infelizmente, tornou-se prática comum e vem afetando muitos estados e municípios. "Na esfera federal há certa civilidade", diz o deputado, citando que na sucessão do ex-presidente Fernando Henrique pelo presidente Lula houve, de ambos os lados, disposição política favorável a uma transição harmoniosa de gestão.

Caos instalado
"Mas nos estados e, principalmente, nos municípios o caos se instala", afirma Domingos Dutra. Ele menciona o exemplo recente da Paraíba, "onde o atual governador José Maranhão denunciou o caos administrativo que encontrou" ao substituir o ex-governador Cássio Cunha Lima, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"De Norte a Sul do País", prossegue Domingos Dutra, "em municípios grandes, médios ou pequenos, governados por diversos partidos, os prefeitos que tomaram posse em 2009 denunciam que receberam as prefeituras quebradas, sucateadas e até queimadas".

Tramitação
O projeto será votado pelo Plenário e tramita em regime de prioridade. Antes, será examinado pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (também inclusive quanto ao mérito).

Notícias relacionadas:
Transição de poder é tema de sete propostas na Câmara
PEC torna equipe de transição obrigatória no Executivo
Comissão de transição de governo pode virar regra
Trabalho aprova regras para transição de governo
Transição de governos poderá ser disciplinada em lei

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 464/2009

Íntegra da proposta