Política e Administração Pública

Aprovado acordo de cooperação espacial com a Ucrânia

27/03/2006 - 15:06  

A Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1064/01, que ratifica o acordo entre Brasil e Ucrânia para a Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior. Entre os objetivos do texto está o desenvolvimento de projetos concretos de cooperação em matéria espacial, relacionados à meteorologia, sensoriamento remoto, geofísica e biotecnologia espacial, entre outros temas. O projeto segue para análise do Senado.
O desenvolvimento de microssatélites e minissatélites para fins científicos e comerciais; de telecomunicações espaciais; e de pesquisa para fabricação e uso de veículos lançadores, satélites e outros sistemas também estão entre as atividades conjuntas previstas.

Estratégias de implementação
A Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Nacional da Ucrânia serão responsáveis pelo desenvolvimento, coordenação e controle da cooperação. Treinamento de pessoal para pesquisa, com intercâmbio de cientistas, técnicos, equipamentos e informações também fazem parte das estratégias de implementação do acordo, que tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogado por períodos iguais.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.