Troca de produto defeituoso poderá ocorrer em até 90 dias

20/12/2005 - 10:02  

O Projeto de Lei 5998/05, do deputado César Medeiros (PT-MG), amplia de 30 para 90 dias o prazo para o consumidor exigir a substituição de produto comprado com defeito, a restituição do dinheiro ou abatimento no preço.
Segundo o projeto, se o defeito for verificado depois de 90 dias da compra, o consumidor pode exigir o empréstimo de produto da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, até que o produto seja consertado.
Se a empresa não sanar o defeito no prazo de 30 dias, o consumidor terá garantido o direito de trocar o produto por um novo, pedir reembolso ou ter abatimento proporcional ao valor da mercadoria. O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90).
Segundo Medeiros, a proposta vai contribuir na solução imediata dos freqüentes problemas ocorridos com os consumidores e permitir melhor adequação da lei às normas constitucionais vigentes, buscando de forma efetiva a justiça social e a preservação do direito constitucional do cidadão.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara dá mais prazo para consumidor fazer reclamações
Comissão aprova medidas para troca de produto defeituoso

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5998/2005

Íntegra da proposta