Saúde

Seguridade aprova detecção de HTLV em bancos de sangue

26/08/2005 - 15:15  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (24) o Projeto de Lei 3978/04, do deputado Dr. Francisco Gonçalves (PTB-MG), que obriga os hemocentros a testarem a presença do vírus T-linfotrópico humano (HTLV) nas amostras de sangue coletadas. Atualmente, os bancos de sangue detectam os agentes causadores de hepatite B, sífilis, doença de Chagas, malária e aids.
O relator, deputado Geraldo Resende (PPS-MS), recomendou a aprovação da matéria, por determinar a realização de um exame considerado simples. "A pesquisa no sangue doado representa medida fundamental para conter a propagação da doença", declarou.

Infecção
O HTLV está associado a casos de leucemia e linfoma. Assim como o HIV, o vírus infecta e destrói as células sangüíneas denominadas linfócitos T, responsáveis pela defesa imunológica. Após um período de incubação em média de 20 a 30 anos, o vírus provoca o aparecimento de leucemia ou linfoma em uma minoria de pacientes infectados.
O HTLV é transmitido da mesma forma que o HIV, por meio dos fluidos corpóreos como o esperma, secreções vaginais e sangue; e da gestante para o feto ou da mãe à criança durante a amamentação.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Doadores de sangue poderão ter atendimento preferencial
Motorista infrator poderá ter que doar sangue

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.