Nova lista entregue a deputado agita CPIs

10/08/2005 - 19:04  

A carona que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) teria pego ontem com o empresário Marcos Valério causou tumulto na reunião conjunta da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Compra de Votos, da qual Pimenta é vice-presidente, com a CPMI do Correios. Acusado pelo deputado Júlio Redecker (PSDB-RJ) de ter se encontrado com o empresário, Pimenta apresentou uma nova lista, que teria recebido de Valério, com os nomes de pessoas beneficiadas pelo dinheiro dele na campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998. O rol inclui mais nomes que os já divulgados, pois inclui saques feitos sem a comprovação de recibos.
O presidente da CPMI da Compra de Votos, senador Amir Lando (PMDB-RO), informou que a lista não é nova e pode ter sido adulterada. Segundo ele, o documento circulou ontem entre os parlamentares durante o depoimento de Marcos Valério, e se refere a um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o vice-governador de Minas Gerais, Clésio Andrade, e o próprio Valério. Lando disse que vai pedir ao STF a íntegra do processo.
Diante da informação de Amir Lando, Paulo Pimenta admitiu que cometeu “um engano" por ter acreditado que se tratava de uma lista nova.

Polêmica
O deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) garantiu que, ao contrário do que disse Amir Lando, a lista não se refere a nenhum processo que tramita no STF. De acordo com o deputado, não há documento do Supremo nas comissões, e nenhum parlamentar sabe de onde surgiu a relação.
O relator da CPMI da Compra de Votos, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), avisou que, se não for confirmada a origem do documento, ele não será utilizado nas investigações.
Para o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS), Pimenta não deveria ter falado com Valério em particular. "Eu acho que a atitude que ele tomou é inadequada. Ele perde credibilidade e respeitabilidade. Creio que os integrantes da CPI do Mensalão vão ter que fazer uma reflexão sobre a conveniência ou não de mantê-lo como vice-presidente." O senador Amir Lando respondeu que Pimenta não cometeu nenhum delito, uma vez que não é proibido a um integrante de CPI falar com o depoente em particular.
Já a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) desmentiu que a nova lista tenha sido discutida na reunião realizada ontem entre assessores da CPMI dos Correios e o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Segundo Ideli, o encontro debateu a possível convocação do ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, apontado como um dos sacadores das contas do empresário Marcos Valério.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.