Política e Administração Pública

Substâncias psicotrópicas podem ser divididas em três grupos

30/04/2010 - 17:28  

As drogas psicotrópicas podem ser divididas em três grupos, de acordo com os efeitos sobre a atividade cerebral, segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo.

O primeiro grupo é o das depressoras, que diminuem a atividade cerebral – a pessoa fica “devagar”. No segundo grupo estão as estimulantes, que fazem com que a pessoa fique “ligada”. O terceiro grupo é o das perturbadoras, que alteram o funcionamento cerebral.
No grupo das drogas depressoras estão o álcool, os soníferos ou hipnóticos (barbitúricos, alguns benzodiazepínicos); os ansiolíticos (calmantes, como benzodiazepínicos), os opiáceos ou narcóticos (morfina, heroína, codeína ou meperidina) e os inalantes ou solventes (colas, tintas ou removedores).

Os estimulantes incluem a cocaína e os anorexígenos (destacam-se as anfetaminas).

No grupo dos perturbadores estão a mescalina (do cacto mexicano), o tetraidrocanabinol (da maconha), a psilocibina (de certos cogumelos), plantas como lírio e substâncias sintéticas como a dietilamida do ácido lisérgico (LSD25) e o “ecstasy”.

Reportagem – Ralph Machado
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.