Projeto obriga comerciantes de alimentos a contratar nutricionista

02/11/2009 - 20:12  

O deputado Roberto Alves (PTB-SP) apresentou à Câmara o Projeto de Lei 5599/09, que obriga supermercados e varejo de alimentos com mais de dez empregados a contratar pelo menos um nutricionista. Na opinião do parlamentar, "quando o assunto é alimentação, ninguém melhor para tratá-lo do que um profissional especializado".

O deputado lembra que o objetivo principal da Nutrição é educar a população para adquirir hábitos alimentares adequados e ter boa qualidade de vida. "Os alimentos funcionais são descobertas recentes, e muitas das substâncias contidas na alimentação previnem doenças e deveriam ser incorporados cada vez mais ao nosso dia-a-dia", afirma.

Roberto Alves destaca ainda que, ao procurar alimentos em supermercados, o máximo que o cliente encontra é a prateleira dos produtos light. Ele reclama, por exemplo, que não há nenhuma orientação sobre a influência dos produtos no caso de diabetes, colesterol alto ou hipertensão.

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova projeto que define atividades privativas dos médicos
Projeto obriga escolas públicas a contratarem nutricionistas

Reportagem - Maria Neves
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5599/2009

Íntegra da proposta