Cidades e transportes

Comissão debaterá estratégias do turismo para Copa e Olimpíadas

29/10/2009 - 18:11  

A Comissão de Turismo e Desporto vai realizar audiência pública para discutir as estratégias e providências adotadas para enfrentar o aumento do fluxo de turistas e a situação dos aeroportos no período da realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. As audiências, aprovadas ontem, foram propostas pelo deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), mas ainda não têm data marcada.

De acordo com o Ministério do Turismo, o setor turístico gera cerca de 6,5 milhões de ocupações e empregos formais e representa 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O turismo doméstico responde por 85% da procura, enquanto os outros 15% representam 5 milhões de turistas estrangeiros que deixaram R$ 5,8 bilhões no País em 2008.

Lupércio Ramos assinala que as previsões apontam que o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil durante a Copa poderá aumentar em até 60%. "Esse fato vai pressionar a já deficitária infraestrutura aeroportuária nacional", disse.

Aeroportos
Para Ramos, a situação de deficiência se repete em todos os aeroportos brasileiros, especialmente nas capitais que sediarão os jogos. Para exemplificar, o deputado citou o aeroporto internacional de Manaus, que necessita de obras de modernização e ampliação em diversos setores. "Os turistas esperam até três horas para a liberação das bagagens". O deputado lembra que a estrutura existente está em operação há 30 anos e que a demanda está suprimida há pelo menos cinco anos.

A audiência sobre os aeroportos será em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Participantes
Serão convidados o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza; a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira; a superintendente de Planejamento e Gestão da Infraero, Georgia Maria de Andrade Eufrásio; os superintendentes regionais da Infraero; e representantes da Receita Federal, da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Notícias relacionadas:
Deputados reúnem-se na África do Sul com comitê da Copa de 2010
Câmara deve receber neste ano projetos com garantias para a Copa
Copa de 2014: Brasil dará isenção fiscal a empresas estrangeiras
Sindicato alerta para situação precária de aeroportos brasileiros

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.