Cidades e transportes

Relações Exteriores debaterá emissões de carbono na camada pré-sal

29/09/2009 - 18:57  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai promover audiência pública para debater a concentração de gás carbônico no óleo e gás extraídos da camada pré-sal e as exigências de sustentabilidade ambiental da atividade.

Serão convidados os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa. A audiência, requerida pelo deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) e Urzeni Rocha (PSDB-RR), ainda não tem data marcada.

Alerta
Segundo os parlamentares, o ministro do Meio Ambiente alertou a sociedade a respeito dos riscos para o ambiente da ausência de medidas adequadas para conter a emissão de gás carbônico decorrente da extração e da industrialização do óleo e gás extraído na área do pré-sal.

Mendes Thame observou que existem experimentações, tecnologia e prática de sequestro de carbono em diversas situações. "Temos conhecimento de três projetos em escala industrial atualmente em operação no mundo. Dessas experiências internacionais não há precedentes como os dos depósitos de óleo e gás do pré-sal".

Urzeni alertou que o Brasil deve ter cautela para estabelecer, com segurança e com a devida antecipação, os riscos e as medidas que assegurem o desenvolvimento sustentável do pré-sal.

Da Redação/NA
Colaboração – Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.