Deputados pedem a aprovação da PEC do Cerrado

18/06/2009 - 20:46  

Durante o 1º Seminário de Agroextrativismo no Cerrado, parlamentares defenderam a Proposta de Emenda à Constituição 115/95, que considera o Cerrado como patrimônio nacional — a chamada PEC do Cerrado. O líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), criticou o posicionamento de deputados da bancada ruralista que, segundo ele, boicotam a tramitação da matéria. "Não faz sentido a Amazônia, o Pantanal e a Serra do Mar terem esse reconhecimento e o Cerrado não", disse.

O deputado Pedro Wilson (PT-GO) acrescentou que a preservação da Mata Atlântica, além de estar prevista na Constituição, é atendida por treze leis: "O tratamento é muito desigual, pois a grande imprensa não dá valor ao Cerrado. Por muito tempo, chegou-se a defender a derrubada do Cerrado e da Caatinga."

Apesar de estar na pauta do Plenário desde março, a PEC continua à espera de um consenso que possibilite sua votação.

Desmatamento e queimadas
Rodrigo Rollemberg lembrou que o Cerrado sofre devastação com a pecuária e, recentemente, também com a exploração de soja e cana-de-açúcar, além de atividades ilegais. Esse seria o caso do desmatamento em Goiás, Minas Gerais e Bahia para beneficiar siderúrgicas.

Rollemberg se queixou também da pouca atenção às queimadas no Cerrado. Segundo ele, a taxa de desmatamento registrada últimos anos tem sido superior à do bioma Amazônico.

Carlos Menezes, representante do Ministério da Integração Regional, sugeriu que a população interessada na valorização do Cerrado procure os parlamentares para demonstrar a importância do assunto.

Notícias relacionadas:
Minc pede a Temer votação da PEC do Cerrado

Reportagem - Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.