Debatedores defendem autorregulamentação da publicidade

09/06/2009 - 14:47  

Os participantes do debate sobre "liberdade de anúncio" na 4ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa defenderam a autorregulamentação como melhor forma de controle da publicidade. O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, ressaltou que o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) é referência no País porque envolve veículos e anunciantes.

O diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar, também afirmou que a autorregulamentação funciona adequadamente no País. No caso das propostas de restringir a publicidade infantil, ele disse que isso iria cercear a informação para os pais, já que as crianças não são independentes para escolher um produto.

Projetos de lei
A presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito, lembrou que existem mais de 200 projetos na Câmara que pretendem limitar a publicidade. Ela afirmou que não vê isso como uma conspiração contra a mídia, mas como "moralismo bem-intencionado".

O fundador da Talent Propaganda, Julio Ribeiro, disse que considera muitos desses projetos "estapafúrdios", como o que proíbe mulheres de maiô em propagandas de cerveja. Na opinião de Ribeiro, esses projetos são desnecessários, e a auto-regulamentação é eficaz.

O subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação do governo federal, Ottoni Fernandes Jr., disse que é contra a restrição a anúncios, mas lembrou que TV educativa não deve ter publicidade paga.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

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