Líderes criticam proposta para prorrogar mandatos até 2012

21/05/2009 - 13:23  

Os líderes do PMDB, PT, DEM e do governo criticaram a proposta do líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO), de prorrogar por dois anos os mandatos de presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais e senadores para permitir a coincidência de todas as eleições em 2012. A proposta foi defendida por Mabel, em entrevista, logo após deixar a reunião de líderes, na qual se discutiu um acordo para votação da reforma política.

Com a mudança proposta por Mabel, o pleito de 2010 seria cancelado e a partir de 2012 seria estabelecido um calendário único – de quatro em quatro anos – para todas as eleições. Para o deputado, o modelo atual é antiprodutivo e caro. O líder do PR explica que a mudança representará uma economia de R$ 10 bilhões por pleito não realizado. Ele assinala, no entanto, que a unificação das eleições depende da realização de um referendo popular.

Mabel acredita que a prorrogação dos atuais mandatos também garantiria estabilidade política para o País retomar o crescimento econômico no período pós-crise.

Insensibilidade política
O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou que propor prorrogação de mandato neste momento é demonstração de insensibilidade. A proposta, segundo ele, soa até como um "palavrão". Já o líder do DEM, Ronaldo Caiado, disse que fica "constrangido de ouvir que um deputado federal tenha a coragem de defender uma proposta que não é apenas inconstitucional, é imoral".

O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), afirmou que o governo é contra qualquer proposta de prorrogação de mandato ou terceiro mandato. "O nosso terceiro mandato tem nome. É a ministra Dilma Rousssef". O líder do PT, deputado Candido Vaccarezza (SP), também considera a proposta inconstitucional. "Não tem cabimento um deputado federal propor a prorrogação de seu próprio mandato".

Vaccarezza afirma, no entanto, que é favorável a coincidência das eleições, mas adverte que a mudança deve ser feita sem prorrogação de mandatos. Ouça entrevista do deputado Candido Vaccarezza, à Rádio Câmara, na qual explica a posição do partido.

Reportagem – Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.