Agropecuária

Comissão viabiliza prazo para colheita em reserva indígena de RR

04/05/2009 - 12:39  

A comissão externa da Câmara que acompanha a retirada de não índios da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, conseguiu intermediar um acordo com a Justiça para que alguns agricultores voltem à região por dez dias - a partir desta semana - para colher o arroz que sobrou nas plantações.

No último dia 30, terminou o prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal para que fosse finalizada a desocupação da região. Apesar da prorrogação especial do prazo, o presidente da comissão, deputado Márcio Junqueira (DEM-RR), afirma que há divergências na comunidade indígena que podem atrasar o processo. Ele cita o exemplo de um fazendeiro índio que não aceita perder o seu gado e retirar as cercas da fazenda que ocupa.

"Nós estamos falando de comunidades indígenas que viveram mais de um século em perfeita harmonia com a população branca e os nossos costumes. São todos aculturados, eleitores, alguns já são prefeitos, vereadores. São pessoas que vivem integradas dentro de uma sociedade e que já reconhecem o direito da individualidade, o direito da propriedade", explicou Márcio Junqueira, lembrando que nas sociedades indígenas originais esses direitos não existem".

Márcio Junqueira também criticou o aparato policial montado pelo governo federal para promover a desocupação. Segundo ele, a retirada vem ocorrendo de forma tranquila.

Notícias relacionadas:
Raposa Serra do Sol: Amazônia cria grupo para acompanhar retirada
Serra do Sol: Deputados divergem sobre demarcação contínua

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Cãmara
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.