Direitos Humanos

Seguridade aprova atendimento especial à presa gestante

25/03/2009 - 20:03  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou hoje o direito de a presidiária gestante ficar em dependência hospitalar nas quatro semanas anteriores ao parto e, após o nascimento do bebê, ser acomodada com ele em cela especial exclusiva para lactantes por pelo menos seis meses. O número de detentas acomodadas na cela deverá seguir as normas determinadas pelas autoridades de saúde pública.

De autoria do deputado Pepe Vargas (PT-RS), o Projeto de Lei 2608/07 altera o artigo 14 da Lei de Execução Penal (7.210/84).

O relator do projeto na comissão, deputado Henrique Afonso (PT-AC), afirma que a proposta vai assegurar ambiente propício para que as mães possam amamentar seus filhos. "É uma necessidade até mesmo para o bom desenvolvimento físico e emocional dessas crianças".

Pepe Vargas avalia que é necessário mexer na legislação para garantir cuidados médicos à presidiária prestes a dar à luz, porque "as penitenciárias não dispõem de nenhuma infra-estrutura para o atendimento à parturiente".

Resoluções da ONU
Pepe Vargas destaca que a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) (nas resoluções 2.858/71 e 3.218/74) defende regras mínimas para o tratamento do preso. Entre essas regras, está prevista uma série de cuidados com gestantes e parturientes presas, e a existência de instalações especiais dotadas de material obstétrico nos presídios, para tratamento de presas grávidas. "Os estabelecimentos penitenciários não estão providos de convenientes instalações médico-sanitárias, a fim de que os médicos e demais profissionais executem seus serviços", alerta.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projetos ampliam garantias para presas com filhos

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2608/2007

Íntegra da proposta