Política e Administração Pública

Proposta aumenta os efetivos da Aeronáutica

19/03/2009 - 14:58  

O Projeto de Lei 4752/09, do Executivo, aumenta os efetivos do Comando da Aeronáutica em tempo de paz. São 13.745 militares a mais, sendo 745 oficiais superiores; 2,1 mil intermediários e subalternos; 7,8 mil suboficiais e sargentos; e 3,1 mil cabos e soldados. Já o número de taifeiros foi reduzido de 2 mil para 1,75 mil.

O governo ressalta a necessidade da medida para adequar os efetivos da Aeronáutica às crescentes demandas do transporte aéreo e para prestar um serviço seguro de controle do espaço aéreo. "Os novos números permitirão ao Comando da Aeronáutica não somente ajustar os efetivos indispensáveis à rápida normalização da força de trabalho do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, como também prevenir a reincidência de situações indesejáveis, que restrinjam o bom funcionamento do sensível e essencial serviço de controle do tráfego aéreo, cuja paralisação causa incalculáveis prejuízos à população e a segmentos vitais do País", afirma o ministro da Defesa, Nelson Jobim, na justificativa do projeto.

O ministro também cita como argumento para aumentar o número de militares da Aeronáutica o crescimento de suas atribuições, como participação em missões da Organização das Nações Unidas, em campanhas de Vacinação e em combate a incêndios ambientais.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
PEC assegura poder de polícia às Forças Armadas
Câmara torna obrigatória divulgação de dados sobre acidente aéreo
Congresso vai analisar propostas para Plano de Defesa Nacional
Transportes aprova certificação para aviões especiais

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4752/2009

Íntegra da proposta