Presidente do Parlasul defende sanções comerciais contra Israel

16/01/2009 - 12:11  

O presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), defendeu ontem a adoção de sanções comerciais contra Israel por parte da comunidade internacional por conta dos ataques militares contra os palestinos na faixa de Gaza. Desde o último dia 27 dezembro, em quase três semanas de ataques, o exército israelense já matou mais de mil palestinos e feriu aproximadamente outros 4 mil. Conforme fontes médicas da faixa de Gaza, ao menos 40% dos mortos são civis.

"Para forçar um cessar-fogo efetivo e inclusive evitar novos ataques no futuro, Israel deveria ser alvo de sanções econômicas imediatas pelos demais países e pelos blocos da comunidade internacional. O que vemos até agora são as resoluções da ONU sendo ignoradas, enquanto o massacre continua", avalia Dr. Rosinha.

Acordo
Dr. Rosinha também revelou que irá trabalhar contra a aprovação, pelo Congresso Nacional, da mensagem que trata do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e Israel. Assinado em dezembro de 2007, o acordo tramita no Legislativo brasileiro desde outubro do ano passado.

Em março de 2008, o deputado brasileiro já havia apresentado, no âmbito do Parlamento do Mercosul, uma proposta de recomendação relativa ao acordo Mercosul-Israel. "Ao contrário do que fizeram a União Europeia e o Canadá quando assinaram tratados com Israel, o Mercosul não está proibindo a importação de produtos que têm origem em territórios ocupados ilegalmente. O texto atual da Constituição brasileira não permite que o Legislativo venha a vetar um acordo, mas podemos deixá-lo simplesmente na gaveta ou, no caso específico deste com Israel, podemos inserir limitadores", observa Dr. Rosinha.

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.