Política e Administração Pública

Frente defende mais recursos no Orçamento para incentivo à leitura

16/10/2008 - 10:00  

A Frente Parlamentar Mista da Leitura vai trabalhar para que deputados e senadores apresentem emendas ao Orçamento da União de 2009 destinando recursos para projetos de estímulo à leitura em todo o País. A proposta foi feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesta quarta-feira (15), durante a primeira reunião de trabalho da Frente. "Esse é o momento de articularmos junto aos parlamentares para que as áreas da educação e cultura sejam fortalecidas no próximo ano", afirmou o presidente da Frente, deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR).

Ex-ministro da Educação, Buarque disse que a Frente Parlamentar da Leitura poderá atuar de forma efetiva para dar prioridade aos programas de leitura dentro da rede pública de ensino, fortalecendo também a educação.

Marcelo Almeida destacou que a primeira contribuição da Frente será a luta pela criação do Fundo Pró-Leitura. Este será o principal tema do 1º Seminário de Incentivo à Leitura no Brasil, que a Frente promove no próximo dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. O Fundo, que será formado por 1% do faturamento anual do setor editorial brasileiro, vai gerar cerca de R$ 40 milhões por ano para financiar as ações previstas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

"O Fundo ainda não foi criado por falta de entendimento dentro do próprio Governo. Neste seminário, nosso objetivo é pontuar todos os impasses e encontrar as soluções para tirar o Fundo do papel e dar um grande passo em favor da leitura", destacou Almeida.

Além de Almeida e Buarque, participaram da reunião da Frente os deputados Alex Canziani (PTB-PR), Barbosa Neto (PDT-PR), Luiz Carlos Setim (DEM-PR), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Ratinho Júnior (PSC-PR) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), o presidente da Associação Nacional de Livrarias, Vitor Tavares, e a Rosália Guedes, do Plano Nacional do Livro e Leitura.

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.