Senador diz que ainda existem dúvidas a serem esclarecidas

09/09/2008 - 21:45  

O presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que a reunião foi importante, mas que ainda persistem dúvidas que precisam ser esclarecidas. Ele explicou que o ministro Jorge Felix se comprometeu a encaminhar à comissão o parecer do Exército sobre os equipamentos de varredura da Abin.

O parecer foi encomendado pelo próprio governo para verificar se estes aparelhos também são capazes de realizar escutas telefônicas. O senador explicou que o parecer é muito extenso e, em razão disso, serão enviados apenas os trechos relativos a pontos específicos que interessam à comissão.

Heráclito disse que saiu da reunião com a visão de que o delegado Protógenes Queiroz, que comandou a operação Satiagraha, cometeu exageros, como a citação de nomes que não tinham relação com a investigação. "Não há como avaliar toda a atuação do delegado, mas acho que sua atuação não foi boa para a instituição. A falta de comunicação [sobre a operação] aos seus superiores gerou todo o incomodo atual para a Policia Federal e para o governo".

O senador disse também que ficou provado, com os depoimentos desta terça-feira, que não há um controle sobre os grampos. "É preciso que se crie uma legislação para coibir abusos dessa natureza".

Reportagem – José Carlos de Oliveira
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.