Agropecuária

Onyx critica decreto sobre crimes ambientais

05/09/2008 - 19:24  

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), criticou nesta sexta-feira o Decreto 6.514/08, que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Segundo ele, o texto é "uma violência contra quem produz". O decreto tem sido alvo de reclamações de produtores rurais, especialmente pelo fato de estabelecer o prazo de 180 dias para o registro das áreas de reserva legal que devem ter a vegetação recomposta.

O decreto também reduziu, de quatro anos para quatro meses, o prazo de recurso contra penalidades aplicadas a quem cometer delitos ambientais. De acordo com Onyx Lorenzoni, diante das limitações impostas ao setor, "a saída será o Parlamento concluir seu papel". Ele manifestou esperança nas conclusões de um estudo sobre o decreto, que está sendo elaborado por um grupo parlamentar. O grupo tem 120 dias para estudar soluções e encaminhá-las ao Executivo.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, já admitiu que o prazo de 180 dias é pequeno e anunciou a possibilidade de rever o texto. A necessidade de mudanças foi abordada durante audiência pública da Comissão de Agricultura, em agosto.

Exposição
Onyx Lorenzoni deu as declarações hoje ao participar de uma mesa-redonda, na cidade de Esteio (RS), sobre o atual cenário do agronegócio, o aumento dos preços dos insumos agrícolas e o Decreto 6.514/08. O debate aconteceu na Casa da Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como atividade paralela à 31ª Exposição Internacional de Animais (Expointer).

O chefe da assessoria de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Derli Dossa, apresentou na mesa-redonda um estudo sobre formação de preços; produção de carnes e grãos; consumo mundial e inflação; mudanças climáticas; e integração entre agricultura e pecuária.

Notícias anteriores:
Minc admite revisão de decreto sobre crime ambiental

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.