Ciência, tecnologia e Comunicações

Proposta restringe publicidade em aeroportos e aviões

24/04/2008 - 16:50  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2894/08, do deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), que regulamenta a propaganda em aeroportos e aviões, proibindo ou restringindo o espaço publicitário nesses locais. A proposta modifica o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86).

A veiculação de anúncio publicitário sonoro nos aeroportos é impedido pelo projeto, que também restringe a publicidade visual aos estabelecimentos comerciais e aos escritórios utilizados por concessionários ou permissionários de serviços aéreos. Ainda fica proibida a propaganda nas áreas internas dos aeroportos destinadas ao trânsito ou à permanência de passageiros.

Publicidade em aeronaves
O projeto também proíbe a instalação de anúncios no interior das aeronaves utilizadas no serviço de transporte aéreo público regular. A punição para quem descumprir as normas são as penas e multas já previstas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica.

Edigar Mão Branca lembra que hoje é quase impossível caminhar nos aeroportos ou ocupar um assento nas aeronaves sem ficar exposto a uma profusão de anúncios publicitários, dirigidos aos cidadãos por meio sonoro ou visual. "O que se encontra nos aeroportos brasileiros não é informação ou publicidade, mas uma poluição visual e sonora que confunde o usuário e aumenta o estresse do viajante", afirma.

Informação e propaganda
Para o deputado, os anúncios competem com o sistema oficial de informações pela atenção dos usuários do transporte aéreo. "Mesmo que o passageiro não se interesse pelas propagandas existentes, o simples fato de ter de dedicar atenção especial para distinguir o que é informação relevante do que é mera publicidade já lhe causa desconforto", observa.

O autor da proposta acredita que os aeroportos e as empresas aéreas podem criar fontes alternativas de receita, compatíveis com a natureza do transporte aéreo. "O importante é que o acessório não se sobreponha ao principal, e deixe de ser poluição para ser informação relevante", disse.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Fórmula de cálculo do TCU induz a erro, diz Carlos Wilson
Diretora nega corrupção em contratos com a Infraero
TCU deve investigar obras no aeroporto de Congonhas
Deputados averiguam obras no aeroporto de Congonhas

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.