Consumidor

Projeto cria sistema para controlar acidentes de consumo

24/01/2008 - 12:26  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1814/07, do deputado Cláudio Magrão (PPS-SP), que institui o Sistema Nacional de Controle de Acidente de Consumo (Sinac), que terá como objetivo orientar os consumidores e as empresas na adequação e no uso de produtos e serviços, para reduzir a incidência de acidentes.

O ponto fundamental do texto é a criação de um cadastro nacional, que vai centralizar todos os registros sobre acidentes de consumo. O banco de dados será alimentado com informações dos estados, municípios, órgãos federais de fiscalização, hospitais e prontos-socorros.

Empresas que produzem ou fornecem serviços potencialmente nocivos à saúde também deverão fornecer informações ao cadastro do Sinac, sob o risco de responder judicialmente pela omissão. A lei entrará em vigor 90 dias após sua publicação.

Falta de informações
O acidente de consumo ocorre quando um produto (ou serviço) causa danos à saúde ou à segurança do consumidor, mesmo que utilizado corretamente. Também ocorre quando o produto não traz as informações necessárias para seu uso ou quando é fornecido com defeito. Os casos incluem intoxicação causada por alimento, contaminação por remédios e produtos de higiene, choques em eletrodomésticos, entre outros.

Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), que em 2005 realizaram uma campanha de esclarecimento à população sobre o assunto, os acidentes costumam vitimar principalmente crianças.

Para o deputado Magrão, os acidentes de consumo só diminuirão quando a prevenção for tratada como política pública. O Sinac fará esse papel, orientando a população sobre os riscos de determinados produtos, e as empresas, sobre a necessidade de corrigir eventuais defeitos encontrados. Será, portanto, uma atuação em sintonia com o Código de Defesa do Consumidor, que já prevê penas para o mau fornecimento de produtos e serviços.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Defesa do Consumidor; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova prazo maior para garantia de mercadorias
Punição contra empresa que não troca produto pode aumentar
Comissão amplia sanções por atraso em troca de produto
Comissão aprova regra para devolução de produto

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1814/2007

Íntegra da proposta