Economia

Comissão rejeita mudança do horário de transporte de valor

05/11/2007 - 18:10  

A Comissão de Viação e Transportes rejeitou na última quarta-feira (31) o Projeto de Lei 1583/07, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que restringe o transporte de dinheiro, a partir de R$ 4,256 milhões, para o horário da meia-noite às 5 da manhã. O objetivo da proposta, segundo o autor, é dar segurança às pessoas que transitam pelos centros urbanos durante o dia, e têm sido vítimas de balas perdidas durante ataques de bandidos aos carros-fortes.

A votação seguiu o parecer do relator, deputado Moisés Avelino (PMDB-TO). Segundo ele, a proposta é ineficaz e pode potencializar os riscos que pretende combater. Avelino ressaltou que o transporte de valores na madrugada poderia expor ainda mais esse serviço à atuação criminosa, por tratar-se de período de pouca movimentação de pessoas, quando há um efetivo menor de policiais nas ruas. Além disso, observou, colocaria em risco a integridade física dos empregados dos bancos responsáveis pelo dinheiro e dos agentes de segurança das empresas de transporte de valores.

Tramitação
O projeto ainda será examinado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.