Direitos Humanos

Câmara aprova regra especial em perícia de abuso infantil

17/05/2007 - 20:03  

A Câmara aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei 4126/04, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual, que acrescenta uma seção especial no Estatuto da Criança e do Adolescente para regular procedimentos especiais para exame pericial de crianças e adolescentes, em caso de abuso sexual, e a elaboração de um laudo psicossocial para apurar elementos indicativos de abuso. O texto vai para o Senado.

O projeto foi o último da pauta prioritária da bancada feminina para aprovação em 2007. A relatora da proposta, deputada Maria do Rosário (PT-RS), modificou o texto, que originalmente previa que as alterações fossem incorporadas ao Código de Processo Penal.

Integridade
A intenção da proposta é preservar a integridade física, psíquica e emocional da criança e do adolescente vítima ou testemunha de crimes sexuais. Duas variantes deverão ser levadas em conta quanto à idade do depoente: a perda de memória quanto aos fatos a serem apurados e a possibilidade de revitimização, que pode ocorrer devido a sucessivos interrogatórios exigidos ao longo dos processos.

Em razão disso, a inquirição de criança e adolescente será feita em local com ambientação adequada à idade. O depoimento será tomado por profissionais designados pelos juízes, com auxílio de áudio e vídeo. O projeto cria uma "produção antecipada de provas" para esses casos – dado que substitui novos depoimentos. Uma vez colhido o depoimento, levando-se em conta a revitimização e a perda de memória, um novo depoimento da vítima ou testemunha em idade infantil será considerada exceção, e precisará de fundamentação pormenorizada. Ainda assim, poderá ser negada pelas autoridades.

Debates
A deputada Maria do Rosário, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressaltou a importância da aprovação da matéria. "Espero que façamos dessa iniciativa e dessas lutas uma grande frente, e o que presida a nossa responsabilidade, além dos programas partidários essenciais para nossa vida política, seja, acima de tudo, um programa ético de cuidado com o semelhante e de compromisso entre gerações", afirmou.

O 2º vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), destacou a relevância social da causa e anunciou que, na próxima segunda-feira (21), ele se reunirá com os desembargadores do Tribunal de Justiça e os membros do Ministério Público de Pernambuco para discutir formas de proporcionar melhores condições de vida para crianças e adolescentes.

Já a deputada Rita Camata (PMDB-ES) afirmou que "o resultado da votação enaltece o Parlamento e responde aos anseios da sociedade brasileira".

Veja as outras propostas prioritárias da bancada feminina:

Câmara conclui votação de projeto sobre exploração sexual
Câmara aprova regras contra cena de pornografia infantil
Aprovado fechamento de hotel que hospeda criança sem pais
Câmara aprova dispensa para exame preventivo de mulheres

Reportagem - Marcello Larcher e Antonio Barros
Edição - Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.