Política e Administração Pública

Rodrigo Maia pretende instalar a CCJ na próxima semana

Objetivo é iniciar a contagem de prazo para análise da reforma da Previdência

20/02/2019 - 18:25  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que pretende instalar a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) já na próxima semana. A intenção é dar início à contagem de prazo para a apreciação da reforma da Previdência (PEC 6/19).

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ), concede entrevista
Maia considerou positiva a vinda de Bolsonaro à Câmara: "Vamos construir um ambiente de diálogo"

A CCJ deve se pronunciar sobre a admissibilidade do texto no prazo de cinco sessões do Plenário. Nessa fase, o colegiado analisa basicamente se a proposta fere alguma cláusula pétrea da Constituição (como direitos e garantias individuais, separação dos Poderes, entre outras).

“Vou determinar que a Câmara instale, pelo menos, a CCJ para que a gente possa começar o trabalho já na próxima semana, tudo com calma, respeitando o Regimento. Assim que a matéria [reforma da Previdência] terminar sua tramitação da admissibilidade, a gente poderá criar a comissão especial e começar o debate”, afirmou o presidente.

Diálogo
Rodrigo Maia avaliou como positiva a vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Câmara.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Ele ressaltou que isso facilita o diálogo entre os dois poderes. “Acho que vamos conseguir criar um ambiente onde se possa fazer um bom debate e construir uma maioria, independentemente de partido”, destacou Maia.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.