Meio ambiente e energia

No Dia Mundial da Água, deputados defendem preservação dos recursos hídricos

22/03/2019 - 15:19  

Pedro França/Agência Senado
Meio Ambiente - água - torneira crise hídrica abastecimento
Má gestão da água tem levado cidades brasileiras a conviver com o racionamento

Em 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a cada ano o uso do recurso natural é abordado sob uma perspectiva diferente. 

Neste ano, o tema escolhido foi “Água para Todos”, a fim de lembrar que ainda há muitas pessoas no mundo sem acesso a água potável e tratamento sanitário adequado. Acabar com esse problema é uma das metas de desenvolvimento sustentável da própria ONU para o mundo até 2030.

A Câmara dos Deputados analisa várias propostas que tratam do tema, principalmente o reaproveitamento e a preservação dos recursos hídricos. Um desses projetos (PL 7169/17) prevê que novas edificações públicas e privadas precisam ter em seus projetos o armazenamento e o reúso da água.

O autor do texto, deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ), lembrou que a captação da água da chuva e a reutização daquela que iria para o esgoto representam uma forma de combater a escassez de água que fez com que várias cidades adotassem o racionamento nos últimos anos.

“O Brasil tem potencial para virar referência na América Latina no trato dos recursos hídricos”, disse.

Bem coletivo
A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), que é indígena, destacou que a água não pode ser tratada como um bem econômico, pois é um recurso fundamental para a manutenção da vida de todos.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

“Quem vem da Amazônia sabe ainda mais o quanto a água é essencial na nossa cultura, nos nossos valores”, comentou. “Os territórios indígenas abrigam as principais nascentes dos rios, por isso somos considerados os guardiões da água.”

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta