Meio ambiente e energia

Câmara promove sessão solene em homenagem a vítimas de Brumadinho

Também serão homenageados os bombeiros e demais profissionais que trabalham nos resgates

14/03/2019 - 08:38  

A Câmara promove hoje sessão solene em homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e também aos bombeiros e aos profissionais de socorro que trabalham nos resgates.

O deputado André Janones (Avante-MG) integra a comissão externa destinada a acompanhar as investigações e os desdobramentos do desastre em Brumadinho e foi um dos requerentes da sessão solene.

"Nosso objetivo principal com essa homenagem é que o trabalho realizado pelos bombeiros na cidade de Brumadinho possa servir de exemplo para todo o estado de Minas Gerais", disse.

Já o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), que também sugeriu a homenagem e faz parte da comissão externa, afirmou que "um crime como esse" não pode passar impune.

"Não podemos deixar que novos episódios que são possivelmente evitados com respeito e responsabilidade pela legislação brasileira ocorram”, destacou. Ele também chama a atenção para o trabalho de militares e bombeiros que atuaram resgates, os quais classificou de “heróis”.

Atrasos no pagamento
O deputado André Janones também lembrou das condições de trabalho dos bombeiros de Minas Gerais, que estão com os salários parcelados há quase 3 anos e sem perspectiva de receber o 13° referente a 2018.

"E eles não deixaram em nenhum momento que isso influenciasse no trabalho que eles desempenham”, afirmou.

A barragem da mina do Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu no dia 25 de janeiro. A lama destruiu a área administrativa da mineradora, atingiu comunidades de Brumadinho e o Rio Paraopeba. De acordo com as últimas informações da Defesa Civil, foram confirmadas 203 mortes e 105 pessoas continuam desaparecidas.

A solenidade será realizada às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Assista ao vivo

Reportagem – Nicole Mattiello
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.