Educação, cultura e esportes

Proposta permite que pessoas físicas apresentem projeto esportivo financiado com benefícios fiscais

24/07/2018 - 19:04  

Pessoas físicas poderão apresentar projetos desportivos no Ministério do Esporte com o objetivo de captar recursos de incentivos fiscais. É o que determina o Projeto de Lei 9241/17, do deputado Edio Lopes (PR-RR), em tramitação na Câmara dos Deputados.

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária . Dep. Edio Lopes( PR - RR)
Edio Lopes: medida busca ampliar participação da sociedade no desenvolvimento do esporte

A proposta altera a Lei de Incentivo ao Esporte (11.438/06). A norma permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo ministério. As empresas podem investir até 1% do imposto devido; e as pessoas físicas, até 6%.

A lei, no entanto, restringe a apresentação de projetos a pessoas jurídicas de natureza esportiva, de direito público ou de direito privado com fins não econômicos, como federações esportivas, governos estaduais, prefeituras e organização não governamentais (ONGs) ligadas ao desporto.

Para Edio Lopes, as pessoas físicas também deveriam ter o direito de propor projetos esportivos. Ele lembra que a Lei Rouanet (8.313/91) possibilita às pessoas físicas captarem recursos incentivados para projetos culturais.

“O projeto de lei amplia a participação da sociedade no desenvolvimento do setor esportivo”, diz Lopes. “Trata-se de iniciativa que vai ao encontro de tantas outras medidas de valorização do esporte.”

Tramitação
O PL 9241/17, que tramita em caráter conclusivo, será analisado em caráter pelas comissões do Esporte; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9241/2017

Íntegra da proposta