Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia o Dia Nacional do Imigrante Italiano

21/02/2019 - 18:42  

A Câmara realizou nesta quinta-feira (21) uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Imigrante Italiano. A solenidade relembrou a importância da imigração italiana para o Brasil, país com o maior número de descendentes italianos no mundo – de acordo com a Fondazione Migrantes, organizadora do Rapporto Italiani nel Mondo, são cerca de 30 milhões de descendentes.

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional do Imigrante Italiano
Dia Nacional do Imigrante Italiano é comemorado na data em que aportou no Brasil o navio da expedição de Pietro Tabacchi

Em discurso lido em Plenário, o presidente Rodrigo Maia reafirmou a herança da imigração no país, relembrando o cultivo de café no país, de onde derivou esse movimento migratório. “O valiosíssimo legado cultural, histórico e econômico do fluxo migratório para o nosso país repercute até hoje com muita intensidade em todos os setores da vida nacional”, disse.

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que propôs a sessão solene, recontou a história de sua família, de origem italiana, e lembrou a participação do Brasil na liberação da Itália durante a 2ª Guerra Mundial. A filha do deputado, Renata Bueno, primeira deputada italiana nascida no Brasil, também esteve presente na solenidade.

A migração de italianos começou em 1850, quando o Brasil deu os primeiros passos para abolir a escravidão e incentivou a vinda de europeus e asiáticos para suprir a necessidade de mão de obra. Foi em 21 de fevereiro de 1874 que o navio da expedição de Pietro Tabacchi aportou no Espírito Santo. A data ficou marcada como o início da migração em massa dos italianos para o país.

Antonio Bernardini, embaixador da Itália no Brasil, afirmou que a comemoração da data dá espaço para a memória da relação entre os dois países. “Se eu tivesse que expressar esse conceito em poucas palavras, diria que essa memória representa as próprias raízes das nossas identidades”, afirmou.

Para comemorar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, o Grupo Parlamentar Brasil-Itália e a Embaixada da Itália lançaram o livro “Em Alto-Mar” de Edmondo De Amicis. Inédita no Brasil, a obra é considerada o primeiro romance da imigração italiana na América e trata da viagem de navio que o escritor e jornalista italiano fez em 1884, de Gênova a Buenos Aires. Com o escritor, haviam embarcado 1700 passageiros, a maioria camponeses italianos.

Reportagem – Nicole Mattiello
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.