Educação, cultura e esportes

Sessão solene comemora cem anos do Dia das Mães

08/05/2018 - 18:56  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Destinada a comemorar os 100 anos do Dia das Mães no Brasil
Deputados e senadores participaram da homenagem ao Dia das Mães

O Congresso Nacional realizou sessão solene nesta terça-feira (8) em comemoração aos 100 anos do Dia das Mães no Brasil. A iniciativa foi do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), em conjunto com a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Vitor Lippi ressaltou a importância das mães no mundo e o amor incondicional delas. Em seu discurso, afirmou que valorizar a mãe é efetivamente construir um futuro melhor. “Quando nós valorizamos a maternidade, nós estamos valorizando a família, o cuidar, o zelo, o carinho, o afeto, os sentimentos mais nobres", disse.

Ana Amélia falou sobre a importância das mães chefes de família, cada vez em maior número no Brasil, principalmente aquelas que enfrentam no seu dia a dia dupla e até mesmo tripla jornada. “Quero homenagear essas mães do nosso imenso Brasil. De todos os níveis sociais. De todas as etnias, de todos os credos, de todas as ideologias”, afirmou.

O deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), que presidiu a sessão, ressaltou a importância dos projetos em pauta no Congresso que garantem proteção, equidade e apoio às mães brasileiras. Um deles, inclusive, está na pauta do Plenário do Senado desta terça-feira. É o PLS 64/2018, da senadora Simone Tebet (PMDB/MS), que permite a progressão de regime a partir do cumprimento de 1/8 da pena, transformando uma decisão do Supremo Tribunal Federal — relativa à mães e gestantes em prisão provisória — em norma legal.

História
A efeméride do Dia das Mães foi trazida ao país pelo então secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), França Long. A primeira celebração ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade passou a ser divulgada e se consolidou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

Da Redação - RS
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.