Direitos Humanos

Projeto exige intérprete de Libras em locais de grande fluxo de pessoas

18/07/2019 - 18:04  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Episódio Histórico da Retomada de Corumbá. Dep. Bia Cavassa (PSDB-MS)
Bia Cavassa: a medida vai ampliar a inclusão social dos surdos

O Projeto de Lei 2759/19 torna obrigatória a disponibilização de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em locais de grande fluxo de pessoas, como órgãos públicos, concessionárias de água e luz, agências bancárias, rodoviárias e até grandes eventos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

De autoria da deputada Bia Cavassa (PSDB-MS), a proposta altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15). O objetivo, segundo ela, é ampliar a inclusão social dos surdos.

“O projeto visa beneficiá-los quando necessitarem usar locais com grande fluxo de pessoas, assegurando inclusive a eles o direito a trabalhar nesses locais, pois, na maioria das vezes, se veem marginalizados pela dificuldade em interagir no ambiente de trabalho”, diz a deputada.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2759/2019

Íntegra da proposta