Ciência, tecnologia e Comunicações

Adoção da tecnologia 5G será tema de audiência conjunta

Inovação permitirá o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas, mas suscita debate sobre segurança das redes e privacidade dos cidadãos

15/05/2019 - 08:13  

Fotolia © Sergey Nivens - Câmara dos Deputados
Comunicação - internet - acesso à informação
Dispositivos conectados pelo 5G terão maior velocidade na transmissão de dados

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados discutem nesta manhã a adoção da tecnologia 5G.

“A tecnologia de comunicação móvel 5G pode se tornar uma realidade em muitos países já neste ano, e está prevista para começar a ser implantada no Brasil em 2020”, afirma o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que propôs a realização da audiência.

O parlamentar acredita que essa inovação tem potencial para produzir uma nova revolução tecnológica. “Os dispositivos conectados por meio do 5G oferecerão maior velocidade de conexão, maior volume de dados e maior confiabilidade – o que permitirá o desenvolvimento da chamada ‘Internet das Coisas’”.

A Internet das Coisas tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Mendonça Júnior explica que isso “possibilitará desde o estabelecimento de sistemas de reconhecimento facial instantâneos, com claros impactos em termos de segurança pública, a carros autônomos, que operam de forma automática, sem motoristas, passando por medicina a distância”.

Por outro lado, a adoção da tecnologia 5G suscita debates sobre a segurança das redes e a privacidade dos cidadãos em um ambiente altamente conectado e vigiado.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Alberto Paradisi; o diretor de Relações Governamentais da Qualcomm na América Latina, Francisco Soares; e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Confira a lista completa de convidados

Participação popular
A realização da audiência recebeu apoio dos deputados Cezinha de Madureira (PSD-SP), Loester Trutis (PSL-MS), Ted Conti (PSB-ES) e Gustavo Fruet (PDT-PR).

O debate será realizado no plenário 13, a partir das 10 horas, e será interativo. Quem quiser poderá enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados por meio do banner abaixo.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.