Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão promove debate sobre inteligência artificial nesta manhã

O objetivo é discutir os impactos sociais do uso dessas novas tecnologias, especialmente na privacidade, sigilo das informações e substituição de pessoal no mercado de trabalho

24/04/2019 - 08:01  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta manhã para discutir o uso das tendências tecnológicas de inteligência artificial e seus impactos no contexto social.

Autor do pedido para a audiência, o deputado Alex Santana (PDT-BA) quer ouvir especialistas sobre os impactos dessas novas tecnologias em questões como privacidade, sigilo e a possível substituição de capital humano em todos os níveis de qualificação. “Não se pode esquecer que a evolução digital deve pautar-se de modo equilibrado de modo a preservar a manutenção de garantias individuais e coletivas”, alertou.

Debatedores
Foram convidados para o debate:
- um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic);
- o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa;
- o membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) Sérgio Amadeu da Silveira;
- o coordenador de Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Marco Konopacki;
- o gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM, Andriei Gutierrez;
- o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Sebastião Sahão Júnior;e 
- o professor sênior do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Neri dos Santos.

A audiência será realizada às 10 horas no plenário 13 e terá transmissão interativa. Perguntas, críticas e sugestões podem ser encaminhadas pelo banner abaixo.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.