Provedores querem participação maior na inclusão digital

14/06/2007 - 16:54  

Na audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o presidente da Associação Brasileira dos Pequenos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrappit), Ricardo Lopes Sanchez, afirmou ao deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG) que as prefeituras não devem priorizar o acesso gratuito à internet. "Antes disso, a prefeitura precisa estar incluída digitalmente, com seus serviços digitalizados."

Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo, defendeu o papel das prefeituras na inclusão digital, mas salientou que os pequenos provedores querem estabelecer parcerias para auxiliar no processo.

Já o presidente da Associação dos Integrantes do Projeto Global Info, Alberto Jorge de la Rocque Pereira Meireles, afirmou que o projeto de inclusão digital em todas as escolas proposto pelo governo ficaria mais barato se fosse feito pelos pequenos provedores. Ele destacou que, enquanto as empresas de telecomunicações pediram R$ 4 bilhões ao governo, os pequenos provedores criariam toda a estrutura necessária com apenas R$ 50 milhões. Segundo ele, se as regras de compartilhamento de infra-estrutura fossem respeitadas, o serviço dos pequenos provedores seria mais barato do que o das empresas de telecomunicações.

Alfabetização
Eduardo Parajo definiu os pequenos provedores de internet como os alfabetizadores digitais dos usuários das classes C, D e E, pois ensinam as pessoas a utilizar melhor os equipamentos e os recursos da rede. Segundo ele, o caráter localizado das empresas facilita a prestação dos serviços de apoio ao usuário e o treinamento para o uso dos computadores.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad) de 2005, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 32,1 milhões de usuários de internet no Brasil.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.